20 de janeiro de 2025
O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (20), reforça o panorama desafiador para o cenário econômico de 2025. Pela 14ª semana consecutiva, o mercado revisou para cima a estimativa da inflação (IPCA), que agora está em 5,08%, acima do teto da meta, que é de 4,50%.
Enquanto isso, a previsão para o dólar segue estável, com a cotação projetada em R$ 6,00 para o fim do ano, indicando consenso entre os analistas sobre a pressão cambial e os impactos no setor externo.
Além disso, o mercado segue atento às taxas de juros. A previsão para a Selic foi mantida em 15% para o ano, refletindo o cenário de combate à inflação.
A continuidade das revisões de alta no IPCA, aliada à estabilidade cambial, evidencia o desafio das autoridades monetárias em equilibrar a inflação sem frear o crescimento econômico. Além disso, o avanço dos preços administrados aponta que os ajustes em tarifas essenciais, como energia elétrica e combustíveis, devem continuar pressionando o custo de vida.
Essas atualizações reforçam o cenário de cautela para 2025, exigindo medidas precisas do governo para harmonizar políticas fiscais e monetárias e mitigar os impactos das oscilações econômicas. Para investidores e empresas, o Boletim Focus serve como um alerta para navegar com prudência em um ano marcado por complexidade e volatilidade.
Por Dr Alvaro Jabur – Presidente do Conselho de Administração Uniprime do Brasil O Planejamento Estratégico é um instrumento fundamental para todas as empresas avaliarem […]
Saiba maisBastante em evidência na mídia nas últimas semanas, o Open Banking começou a funcionar no último dia 13 de agosto e é um sistema que […]
Saiba mais