Educação Financeira

#176 — Fim de ano chegando, 13º também

26 de setembro de 2022

Por Rodrigo Martimiano, profissional com certificação CFP®

Parece que o ano começou a apenas alguns dias, mas já estamos caminhando para o último trimestre do ano de 2022, menos de 100 dias para um novo ano. Para pessoas físicas é época de festas, celebrações e para quem é contratado com carteira assinada pela CLT, hora de receber o 13º salário!

Mas como a moeda sempre tem dois lados, para as pessoas jurídicas é hora de pagar o 13º para seus colaboradores, uma saída sazonal de dinheiro do caixa.

A melhor condição possível é quando a empresa, ao longo do ano, vem mês a mês efetuando uma provisão para fazer frente a esta despesa de final de ano, além das tantas outras despesas extraordinárias que aparecem nesta época, como férias, impostos e por aí vai.

Essa, porém, não é a realidade de várias empresas no Brasil, pelos mais diversos motivos. Diante disso, as
instituições financeiras oferecem linhas de crédito especiais para esta época do ano. Em geral, os créditos destinados ao pagamento do 13º salário começam a ser ofertados no mês de setembro e vão até dezembro, normalmente com vencimentos em 12 parcelas, de janeiro a dezembro do ano seguinte.

Para as empresas que necessitam deste recurso especial, aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

1. Não deixar para buscar o crédito na última hora: várias empresas efetuam o pagamento em 2 parcelas, uma em novembro e outra em dezembro, e os trâmites de crédito nas instituições podem demorar. Por isso, quanto antes se buscar a linha, melhor para se evitar atrasos.

2. Mantenha a documentação contábil e financeira em dia: para a análise de crédito desta linha será necessário apresentar dados atualizados sobre a saúde financeira da empresa e quanto mais dados forem fornecidos e mais atualizados estes estiverem, melhor.

3. Esteja com todos os dados dos funcionários regularizados: normalmente estas linhas específicas para 13º salário possuem uma taxa de juros menor que outras linhas tradicionais, porém será necessário enviar toda documentação referente à folha e, posteriormente, comprovantes de pagamentos referentes ao 13º salário.

4. Crie a provisão mensal do 13º para os próximos anos: o crédito para 13º é uma linha que auxilia bastante o fluxo de caixa da empresa e possui um custo menor que outras linhas de crédito. Porém, se a empresa conseguir fazer uma reserva para este pagamento durante o ano — além de fazer o pagamento das parcelas —, pode reduzir a necessidade de crédito para esta finalidade, ou até mesmo quitar esta obrigação com recursos próprios, o que é uma boa economia de juros.

Como podemos ver, o mercado financeiro tem as mais diversas soluções para todo tipo de necessidade, mas o planejamento na utilização dos recursos ainda é o maior aliado de pessoas e empresas. Portanto, esteja atento e antecipe-se às necessidades! E, se precisar de mais dicas, já sabe para onde escrever: contato@sisprimedobrasil.com.br.

Até a próxima!

Compartilhe: