5 de junho de 2023
Por várias vezes, ouvimos falar que não existe um melhor investimento, o que existe é aquele que faz mais sentido segundo o perfil do investidor, seus sonhos, objetivos e horizonte de tempo. Isso é verdadeiro quando pensamos em finanças, porém existe um investimento que é sim, o melhor investimento e que todos podem realizar independente de qualquer situação: o investimento em educação!
Investir em educação é algo que sempre lhe trará um retorno positivo e que qualquer pessoa pode fazer. E, com as tecnologias disponíveis hoje em dia, você pode estudar de qualquer lugar e em qualquer horário. Não há um limite de conhecimento que cada um de nós pode adquirir e, uma vez adquirido esse conhecimento, ninguém conseguirá tirá-lo. Também não existe idade limite para aprender, devemos nos dedicar a isso na infância, adolescência, vida adulta e até mesmo na velhice.
Com isso em mente, é importante sempre separar uma parte dos recursos financeiros para esta finalidade. Coloque no planejamento orçamentário um valor destinado para estudos, seja por educação formal, como cursos, palestras, graduação, pós-graduação ou outros, seja por leitura de livros, artigos ou vídeos. Programe-se para que esse valor destinado no orçamento seja algo contínuo, tal qual o investimento mensal que deve ser feito para formação de uma poupança.
Isso é tão importante que existem várias linhas de crédito disponíveis no mercado para financiamento dos estudos, sejam elas por meio do governo, como o programa do FIES, seja por bolsas de estudo oferecidas por universidades e ONGs. Além disso, há várias linhas de crédito ofertadas por praticamente todas as instituições financeiras, que podem ser utilizadas para financiar desde um curso de graduação ou especialização, como a participação em feiras e congressos, normalmente com condições de longo prazo e juros baixos.
Um bom investimento em educação com certeza trará muito retorno positivo — e sem nenhum risco —, e certamente irá ajudá-lo na conquista de objetivos e sonhos.
Dúvidas? contato@sisprimedobrasil.com.br
(Texto republicado. Publicação original em 14 de fevereiro de 2022).