3 de julho de 2023
Por Rodrigo Martimiano da Rocha, profissional com Certificação CFP®.
Accountability é um termo que provém da língua inglesa. Em uma tradução livre para o português, pode ser definido como a prestação de contas da empresa e está relacionada diretamente com o viés ético dela. Isso porque denota uma prestação de contas ampla das atividades realizadas pela organização, o que não se refere apenas aos números financeiros. Ficou confuso? Vem comigo que vou explicar melhor!
O mercado evoluiu, assim como a sociedade, a percepção dos consumidores e o papel das empresas perante a comunidade. Isso fez com que as organizações passassem a se atentar a valores que antes não eram tão visados. O conceito de accountability mede, não só a parte financeira da empresa, mas também a maneira como ela se relaciona com as pessoas e o meio ambiente. Quando falamos de pessoas, não falamos somente dos clientes, mas também dos seus colaboradores, fornecedores e da comunidade em geral.
A empresa que trabalha focada neste conceito, já está inserida no que podemos chamar de novo mercado, e possuem políticas definidas das suas responsabilidades sociais, ambientais e de governança corporativa. A gestão responsável de uma empresa acaba se tornando um diferencial competitivo e a longo prazo reflete em sua integridade.
Isso pode parecer um pouco distante para o mundo dos investimentos, mas não é. Afinal, empresas assim transmitem credibilidade e tendem a prosperar, e é isso que atrai novos investimentos.
Para entender um pouco melhor sobre o tema, vamos citar alguns problemas que determinados setores podem vir a enfrentar caso não sigam esses conceitos. Empresas que atuam com petróleo, carvão mineral e energia nuclear por exemplo, podem sofrer falhas operacionais ocasionando derramamentos de resíduos ou explosões, o que pode gerar desastres ambientais, como também perda de vidas. No setor financeiro, a falta de boas práticas pode levar ao envolvimento em escândalos de lavagem de dinheiro, já as indústrias em geral, podem ter problemas com relação a exploração da força de trabalho. Em casos como esses, os acionistas/investidores, podem perder muito dinheiro devido às más práticas das empresas.
Então, sempre que for escolher um investimento, lembre-se de analisar além dos números da organização e o quando este investimento pode render, o como ela está inserida na comunidade, quais os impactos que o seu modelo de negócio pode gerar e se ele é sustentável ao longo do tempo. São práticas que além de serem boas para a comunidade, podem fazer uma grande diferença na segurança de seus investimentos.
Ainda tem dúvidas sobre o termo accountability e a relação dele com seus investimentos?
Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@sisprimedobrasil.com.br