Educação Financeira

#229 – Educação financeira: Dependência financeira dos filhos adultos

13 de novembro de 2023

Cleomir Kuhnen, profissional com certificação CFP®

A dependência financeira dos filhos adultos é uma preocupação que atinge cada vez mais pais e responsáveis. Quem tem filhos, em algum momento já deve ter considerado como o montante financeiro direcionado à criação deles é relevante no orçamento familiar, como um importante investimento a longo prazo, que tem como resultado a satisfação e alegria em perceber a sua valorosa contribuição na formação dos filhos, como cidadão e profissional.

Hoje, o mundo passa por mudanças rápidas e constantes e a exigência de formação profissional é cada vez maior – como já abordamos anteriormente, nesta matéria. As novas dinâmicas do mercado fazem com que muitos jovens iniciem sua jornada de trabalho tardiamente e podem gerar dificuldades na escolha e consolidação de uma carreira. Este cenário faz com que muitos filhos adultos com idade na faixa dos 30 anos ou mais ainda sejam financeiramente dependentes de seus pais.

Portanto, é importante que o processo de criação desde a infância aborde pontos como a definição de responsabilidades, inclusive financeiras e o diálogo sobre questões como o custo das coisas e os desafios que eles irão enfrentar no futuro para assumir as suas responsabilidades.

O processo de educação financeira e organização das responsabilidades ajudará que, desde a infância, a pessoa desenvolva autonomia e maior assertividade na tomada de decisões; também é importante prestar auxílio e mostrar a importância de se terminar as tarefas, superando as barreiras encontradas no caminho. As decisões erradas também são importantes no processo, para que aprenda melhor os critérios para as próximas escolhas.

Quanto ao auxílio financeiro, sempre deixe claro os limites das contribuições possíveis, e que é necessário que busquem por si os próprios objetivos, com o cuidado para não contrair dívidas ou prejudicar as reservas financeiras para o pagamento de despesas que os filhos já deveriam ter assumido.

Decisões como essas podem ser difíceis, pois os pais sempre querem proporcionar o melhor aos filhos, porém, estabelecer limites e distribuir responsabilidades também faz parte do processo de criação, amadurecimento e independência dos filhos.

E você? Como enfrenta o desafio de educar financeiramente seus filhos? Conte pra gente no e-mail: faleconosco@sisprimedobrasil.com.br

Compartilhe: