Educação Financeira

#234 – Cuidado com o Touro

18 de dezembro de 2023

Por Rodrigo Rocha, profissional com certificação CEA e CFP®

Um dos maiores símbolos do mercado financeiro mundial é o famoso Touro de bronze, localizado em frente à bolsa de valores de Nova York, uma das mais importantes do mundo. E ele não está lá à toa: o touro em posição de ataque simboliza um momento pujante no mercado de renda variável conhecido como Bull Market.

Nos últimos meses, grande parte do noticiário econômico nacional e internacional afirma haver sinais de que um novo ciclo de Bull Market está se iniciando. Vários fatores corroboram com este ponto de vista, como a inflação em queda no Brasil e nos Estados Unidos, a sinalização de baixa nas taxas básicas de juros em vários países do globo, e até mesmo o crescimento econômico acima das projeções esperadas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Diante disto, estamos observando uma migração de valores de investimentos mais conservadores para a renda variável, principalmente a bolsa de valores. Nos 90 dias anteriores à data deste artigo, o IBOVESPA, principal índice da bolsa brasileira, acumula alta de mais de 8%. Porém, no cenário nacional ainda possuímos muitas incertezas, como, por exemplo: não temos como prever os efeitos reais da reforma tributária aprovada no congresso, e nem saber, de fato, como o governo lidará com o equilíbrio das contas públicos a curto prazo, sendo que estes fatores afetam demais o andamento da economia e, consequentemente, os papéis de renda variável.

Fora as incertezas, ainda temos uma questão importante a considerar, principalmente aqueles que se sentem tentados a migrar seus investimentos para estes tipos de papéis: a renda variável não é para todos. Investir em renda variável requer um perfil de investidor adequado, vasto conhecimento de economia e até mesmo contabilidade, vontade e tempo para acompanhar de perto as notícias diárias do mercado financeiro e uma capacidade financeira adequada.

Mesmo grandes investidores costumam deixar apenas uma parte de seus investimentos em renda variável, mantendo, além da reserva de emergência, uma boa parte de seus investimentos em papéis de renda fixa considerados de baixo risco e de boa liquidez. Não podemos esquecer que, ainda no início de 2023, o mercado de renda variável sofreu um duro golpe com perdas bilionárias ocasionadas por problemas em grandes empresas tidas como líderes de seus segmentos no Brasil.

Por isso, a valiosa dica que deixamos hoje é a seguinte: lidar com touros é algo extremamente perigoso. Mesmo toureiros experientes podem se ferir quando entram nas arenas e, para toureiros inexperientes, o risco pode ser até mesmo fatal!

E qual é o seu perfil de investidor? Compartilhe suas experiências conosco em nosso e-mail: contato@sisprimedobrasil.com.br.

Compartilhe: