Educação Financeira

#252 – 11ª SEMANA ENEF: Práticas de segurança do investidor e consumidor de produtos e serviços financeiros

13 de maio de 2024

Por Rodrigo Martimiano, profissional com certificação CFP®

Na semana do dia 13 a 19 de maio de 2024 o Fórum Brasileiro de Educação Financeira, composto pelos principais órgãos reguladores do mercado financeiro brasileiro, como Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), promove a semana ENEF – semana nacional de educação financeira, uma semana destinada promover a educação financeira para nossa sociedade.

Nesta semana, várias instituições financeiras e empresas de outros segmentos realizam vários cursos, palestras, workshops, entre outros para a divulgação de temas relevantes dentro desse tema. Neste ano de 2024 estamos na 11º edição da iniciativa, e o tema proposto para a discussão é: proteção financeira.

O Banco Central do Brasil vem alertando de forma recorrente sobre o aumento de golpes financeiros que diariamente ocorrem no país, gerando prejuízos às pessoas, empresas, além de lesar as próprias instituições financeiras.

Como grande parte das nossas atividades diárias estão mudando do mundo físico para o digital, a maioria dos golpes também ocorrem hoje em canais digitais, em geral sites ou e-mails falsos, oferecendo algum benefício, ou informando que a pessoa teve algum dado vazado pedindo um acesso para corrigir o problema, ou ainda cobrança de dívidas inexistentes para que a pessoa acesse algum link falso com o intuito de roubar dados.

Outra prática comum é a de ligações telefônicas se passando por uma central de segurança de alguma instituição ou loja, pedindo para que a pessoa confirme a compra ou fale com um atendente (golpista) para resolver o caso.

Neste cenário, alguns cuidados básicos de segurança podem evitar que a pessoa caia no golpe.

  1. A primeira delas é seguir aquele velho conselho: “quando a esmola é demais o santo desconfia”: sempre que algo parece bom demais para ser verdade, normalmente é golpe;
  2. Proteja suas informações pessoais e financeiras contra ameaças. Utilize verificação em duas etapas para acessos em redes sociais, e-mails e aplicativos, assim como em nossa casa colocamos fechaduras e trancas extras, devemos aplicar medidas de segurança semelhantes no mundo digital;
  3. Verifique que a entrega de seus dados seja apenas a serviços confiáveis e que tenhamos controle sobre quem pode acessar;
  4. Monitore regularmente as atividades e alterações não autorizadas, além de instalar softwares de segurança, que nos ajudam a detectar possíveis violações de segurança antes que causem danos significativos e até mesmo irreparáveis.

Por mais que a legislação seja mais forte sobre instituições, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a proteção financeira é um dever de todos, e estar atento e com conhecimento é o melhor caminho para evitar estresses desnecessários.

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