8 de agosto de 2025
Você já parou para refletir no quanto a nossa relação com o dinheiro é moldada pelas referências que temos em casa?
Através do exemplo e dos ensinamentos, os pais são os principais responsáveis por transmitirem a seus filhos grande parte dos comportamentos financeiros. Afinal, é na família que se alicerçam nossos primeiros e mais profundos valores, hábitos e visões de mundo.
Por isso, a educação financeira no âmbito familiar é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e, principalmente, para a proteção do patrimônio, autonomia e crescimento de todos os membros de uma família.
No contexto coletivo, os pais assumem um papel decisivo no entendimento de novas perspectivas de consumo, trabalho, investimentos e riscos financeiros por parte dos jovens.
É por isso que a educação financeira não pode ser vista apenas como “ensinar a poupar” ou ministrar uma mesada. Ela é, na verdade, a transmissão de um legado, que vai muito além do patrimônio e ajuda a construir a mentalidade das futuras gerações.
Redação Sisprime do Brasil
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®. Há algumas semanas estamos falando sobre os efeitos que a pandemia vem causando, não só no campo […]
Saiba maisPor Rodrigo Rocha, profissional com certificação CFP® Já a algum tempo ocorreu uma alteração importante nas universidades e faculdades em nosso país, em que alguns […]
Saiba mais