Educação Financeira

#64 – A revolução dos meios de pagamento está a caminho

20 de julho de 2020

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Você sabia que estar bem informado sobre as novidades do mercado, especialmente sobre como ele está se programando para o futuro, pode fazer você – além de sair a frente dos demais – economizar? Isso mesmo, o mercado financeiro vem se reformulando e modernizando, trazendo novidades que irão revolucionar a forma como a gente se relaciona com o dinheiro.

Você já ouviu falar do PIX? O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que está previsto para iniciar o funcionamento em novembro de 2020. Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas que ocorrem em até 10 segundos, quase que em tempo real, e estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia redução nos valores de transação.

O sistema vai beneficiar o pequeno empreendedor, seja o vendedor de paçocas da esquina, que irá gerar um QR Code, e bastando você abrir o aplicativo de sua instituição financeira, poderá transferir o valor apenas com a leitura do QR Code, em segundos, sendo confirmada por ele no mesmo instante. Com esta ferramenta, você aumenta a segurança em suas transferências e consegue confirmar para quem exatamente você está pagando ou transferindo, com muita agilidade.

O que se espera é que seu smartphone passe a ser sua principal ferramenta de pagamentos. Já existes sistemas similares, como é o caso de Alipay e o Wechat na China. Os pagamentos também poderão ser feitos através de links, em que o recebedor gera um link e envia para o pagador, que o utiliza para pagar com a mesma agilidade que contei acima. Suas contas terão apelidos e você pode receber de alguém ou transferir bastando indicar o apelido de sua conta, não sendo necessário – como hoje – o detalhamento de diversos dados, como banco, contas, CPF, etc. Estes apelidos estarão cadastrados no sistema PIX, sendo mais uma ferramenta de segurança, pois em caso de qualquer inconsistência não cadastrada previamente, a transferência será cancelada. Claro que a forma tradicional como é feita hoje não será extinta e dentro do PIX funcionará também, e, em caso de erro, o motivo será informado a você na hora.

O número de instituições que podem se cadastrar para fornecer este serviço também vai gerar benefícios, pois em finanças a lei da oferta e procura sempre funciona, e quanto maior a concorrência no setor mais benefícios o usuário acaba conseguindo. As vantagens alcançarão todos, desde o pequeno empreendedor – como já citei, pessoa física e grandes empresas. Os benefícios são muitos e pode ter certeza que vai revolucionar a forma como você se relaciona com seu dinheiro. Por isso, fique atento. E qualquer dúvida, entre em contato!

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira?
Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

Compartilhe: