Educação Financeira

#93 – Você sabe qual é seu perfil de investidor?

15 de fevereiro de 2021

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Durante as últimas semanas falamos muito sobre os tipos de investimentos e que é fundamental conhecer qual é o seu Perfil de Investidor. Mas por que essa definição é tão importante? Entenda que com ela você saberá o quanto de risco aceita correr e começará a selecionar as opções de investimentos que mais se adequam ao seu perfil.

Basicamente temos 3 tipos de Perfil de Investidor, que são: Conservador; Moderado e Arrojado.
Conservador: preza pela segurança e liquidez em seus investimentos, não exige altas rentabilidades e sabe que suas escolhas estão voltadas mais para o fato de não perder, do que propriamente lucrar muito. Predominantemente opta por investimentos de Renda Fixa;

Moderado: aceita correr risco em parte de seus investimentos, desde que isso não implique em perdas significativas. Busca segurança e ao mesmo tempo, quer rentabilidades maiores;

Arrojado: prioriza a rentabilidade, mesmo que isso implique em risco de perda de parte de seu patrimônio, uma vez que compreende que maiores rentabilidades estão ligadas a maiores riscos. Ou seja, seus investimentos têm mais volatilidade.

A instrução da CVM 539, exige que as instituições financeiras, corretoras e outras que fornecem Fundos de Investimentos, façam um teste de Perfil do Investidor com seus clientes, também chamado API (Análise Perfil do Investidor) ou Suitability. Esta análise identifica qual é o seu Perfil de Investidor e leva em conta os riscos que você está disposto a correr e a sua capacidade de perda, em virtude de diversos aspectos como idade, patrimônio, estrutura familiar, padrão de vida, entre outros.

Está gostando do conteúdo que estamos escrevendo para você? Quer saber sobre algum outro assunto?
Envie e-mail para: contato@uniprimebr.com.br

Até a próxima semana!
(Texto republicado. Publicação original em 08 de julho de 2019).

Compartilhe: