O câncer de mama é uma doença que afeta mais de 2 milhões de mulheres todos os anos, e o mês de Outubro é dedicado às campanhas que visam alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce. “Em sua fase inicial, quando o câncer de mama ainda não saiu de dentro dos canais, a chance de cura é de praticamente 100%”, afirma Dr. Douglas Soltau Gomes, médico mastologista e cooperado Uniprime.
É importante lembrar que o diagnóstico não é uma sentença. Fatima Cristina Pisani, Gerente de Negócios da Uniprime Agência Cianorte, descobriu um câncer de mama em exames preventivos no final de 2020. Após uma cirurgia bem sucedida, ela segue em acompanhamento e dá a dica: “Coloque em sua mente que você vai vencer, pois nossos pensamentos refletem em nosso corpo”.
Patricia Aparecida Delmonico, Assistente de Negócios da Uniprime Agência Maringá também passou por uma situação semelhante e fala sobre a importância do Outubro Rosa: “A cooperativa tem o papel fundamental em divulgar e relembrar anualmente a campanha Outubro Rosa. É um excelente gesto de responsabilidade social, que contribui tanto ao colaborador quanto aos cooperados, além de ser a forma mais importante de conscientizar a importância da prevenção e diagnóstico precoce que ajuda amenizar o sofrimento da doença”, conclui.
Além dos exames periódicos, as mulheres devem atentar-se ao corpo e procurar ajuda especializada ao identificarem nódulos nas mamas e nas axilas, como inchaço, alterações na pele, secreções e retração no mamilo. “É de extrema importância que qualquer nova massa mamária, nódulo ou alteração nas mamas seja examinada por um profissional de saúde experiente”, alerta. Dr. Gomes.
Fatima Cristina Pisani, Gerente de Negócios da Uniprime Agência Cianorte