13 de dezembro de 2022
Quando recebemos o nosso 13º salário, planos é o que não faltam para o uso desse benefício, não é mesmo? Contudo, o melhor a fazer, antes de utilizar o valor, é pensar nas prioridades e planejar o uso de acordo com os seus objetivos.
Um projeto que aguarda para ser finalizado, uma viagem cuidadosamente estudada ou até mesmo o aproveitamento do recurso extra para pagamento de obrigações de curto prazo são sugestões. A antecipação de parcelas de um financiamento também pode ser uma boa ideia.
A quitação de pendências financeiras ou o pagamento à vista de contas a vencer é mais aconselhável do que optar por parcelamentos. Entender os custos que precisará arcar para as festas de final de ano, por exemplo, pode ser relevante nesse momento.
Mas, se a vida financeira já estiver bem-organizada, a sugestão pode incluir investimento na aposentadoria, na poupança ou em outras aplicações para a reserva de valores.
Depois de direcionar o seu dinheiro, considerando as prioridades no seu orçamento, é hora de reservar algo para você, desde que a sua escolha caiba no bolso e não implique em novas dívidas parceladas. Poderá escolher algo para se presentear ou ainda vivenciar uma experiência que te faça bem. Revise as dicas:
Priorize o seu planejamento financeiro de acordo com as suas necessidades e objetivos, hoje e amanhã. O controle do orçamento demanda disciplina. Mas não deixe de celebrar a vida!