4 de outubro de 2023
O Banco Central divulgou na última quinta-feira (28) o Relatório de Inflação (RI) trimestral, onde apresentou revisões para temas como a expectativa de crescimento do PIB, estoque de crédito e expectativas para o IPCA nos próximos meses.
A estimativa para o crescimento em 2023 subiu de 2% para 2,9%; a revisão se dá por positivas surpresas no setor da indústria, serviços e consumo das famílias, mas o crescimento se mantém menor do que foi no primeiro semestre, que surpreendeu as expectativas pelo resultado recorde do setor agropecuário e a expansão dos gastos em assistência social e previdência.
O cenário externo é incerto e há perspectiva de desaceleração da atividade econômica nos países ricos, como a Zona do Euro, que enfrenta um cenário de inflação, assim como um menor crescimento da economia chinesa, que passa por desafios domésticos, em especial no setor de incorporação imobiliária.
No relatório também são apresentadas as previsões do IPCA para os próximos meses, com projeções de 0,38% em setembro, 0,41% para outubro, 0,39% em novembro e 0,53% para dezembro. A estimativa para o ano ficou em 5,01%. A meta de inflação em 2023 é de 3,25%, com piso de 1,75% a teto de 4,75%, portanto a expectativa que o Banco Central apresenta é de um valor que extrapole a meta.
Confira a publicação completa do Banco Central:
https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202309/ri202309p.pdf
Você sabia que a Sisprime do Brasil tem um canal exclusivo com informações sobre o cenário econômico para auxiliar você nas suas tomadas de decisão?
Os nossos gerentes estão sempre à disposição para orientar os melhores investimentos para cada um dos cenários do país. Confira outras matérias na nossa Central de Conteúdo!