9 de agosto de 2022
EDIÇÃO Nº 45 - AGOSTO/2022
“Dados são o novo petróleo”, a expressão criada pelo matemático londrino Clive Humby tem se tornado cada vez mais popular e real quando o assunto é a importância dos dados para as empresas. A base de dados de cada instituição é um recurso fundamental para o seu crescimento e solidez, por esse motivo e com o objetivo de proporcionar segurança em nível máximo aos dados dos cooperados, a Uniprime do Brasil está transferindo seus Data Centers para São Paulo.
Este é um passo importante para o desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia da cooperativa. Alguns requisitos técnicos foram levantados para nortear a escolha das novas bases de dados. Um deles era estar próximo à cidade de São Paulo, onde estão grandes empresas de tecnologia, principalmente na área de conectividade, resultando na melhora significativa do acesso de cooperados e empresas parceiras aos serviços da Uniprime do Brasil nos canais digitais.
Outra consideração importante era que os Data Centers selecionados tivessem entre suas certificações, a PCI/DSS, um padrão global para a proteção de dados confidenciais, o que garante controle e segurança no acesso físico presencial ao ambiente onde estão instalados os equipamentos que guardam as informações. Assim como as certificações TIER III ou TUV TR3, comprovando que o projeto, construção e operação estão de acordo com as normas e padrões técnicos internacionais de segurança e redundância em caso de falhas ou desastres. A escolha foi realizada após a visita a diferentes Data Centers por uma equipe técnica apoiada por uma consultoria externa.
Para Evandro Teixeira, coordenador da Infra T.I. da Uniprime do Brasil e Sr. Julio Cesar Pires Furtuoso, Diretor de Tecnologia e Riscos, a mudança reflete o compromisso da cooperativa de entregar ao cooperado cada vez mais agilidade e segurança nos acessos às informações em transações on-line ou presencialmente nas agências. “Em breve teremos tudo migrado para novos Data Centers, utilizando infraestrutura de primeiro mundo, no mesmo ambiente onde grandes empresas de tecnologia mundialmente conhecidas também hospedam seus equipamentos e realizam suas conexões com a Internet”, destaca.