1 de julho de 2023
A proximidade com o cooperado para atender às suas necessidades financeiras é um dos grandes diferenciais do cooperativismo de crédito. Diferentemente das instituições tradicionais, que buscam maximizar os lucros para seus acionistas, as cooperativas de crédito têm como objetivo fornecer serviços financeiros acessíveis e de qualidade para seus cooperados.
Todos os principais serviços disponibilizados pelo sistema bancário são também oferecidos pelas cooperativas de crédito como conta corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Mas, além destes, as cooperativas possuem produtos formatados especialmente para atender o seu associado, disponibilizando taxas de juros mais atrativas e linhas de crédito mais acessíveis.
Ao fazer parte de uma cooperativa de crédito, o associado será também dono do negócio e receberá parte do resultado financeiro aferido anualmente, de acordo com a sua movimentação. O retorno das Sobras contribui para que novos recursos financeiros voltem à comunidade, o que fortalece o desenvolvimento econômico e sustentável da sociedade.
A educação financeira é outro diferencial das cooperativas de crédito em comparação às instituições tradicionais. Por meio de artigos, programas, palestras, podcasts, entre outros meios, as cooperativas promovem práticas financeiras sustentáveis, como o uso consciente do crédito, a gestão eficiente de recursos financeiros e a tomada de decisões financeiras responsáveis.
Por estar baseado em princípios como cooperação, responsabilidade social e preocupação com a comunidade, o cooperativismo de crédito contribui tanto para o atendimento das necessidades financeiras dos cooperados quanto para a promoção do bem-estar e melhoria das condições de vida nas regiões onde atuam.
De acordo com a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), o cooperativismo financeiro brasileiro conta com 12,7 milhões de associados e gera 83.790 empregos diretos.