10 de janeiro de 2023
EDIÇÃO Nº 50 - JANEIRO 2023
O planejamento é sempre muito importante para todas as etapas da vida, mas o financeiro é altamente recomendado. A organização das finanças é fundamental para que receitas e despesas fiquem claras, de forma que possam ser visualizadas com antecedência durante o ano. Somente assim conseguimos tomar decisões acertadas sobre o que será necessário para equalizar o orçamento e dar conta dos pagamentos fixos e esporádicos.
Todo início de ano, por exemplo, entram na relação de contas a pagar o IPTU e o IPVA, com opções de pagamento à vista, com desconto ou parcelado. Embora sejam despesas de impostos sazonais, que chegam apenas em janeiro, é possível planejar o pagamento reservando um valor mensal ao longo do ano anterior para quitar os valores em janeiro do ano do vencimento.
Mas, se esse planejamento prévio não foi possível, existe a opção de financiar o pagamento do IPVA e do IPTU como uma forma de auxiliar a gestão financeira de 2023. Por isso, a cooperativa disponibiliza aos cooperados essa modalidade para facilitar o planejamento dos pagamento dos impostos, que são compulsórios.
Dessa forma, os débitos são quitados pela cooperativa em parcela única e o valor é financiado em até 10 parcelas com taxas competitivas. Além desta facilidade, o cooperado recebe parte dos juros pagos no momento da distribuição das sobras do ano, e que leva em conta a sua movimentação anual na instituição.
Para financiar o IPVA basta informar ao gerente os dados do veículo (renavam/placa). Já para o financiamento do IPTU, é necessário enviar o carnê emitido pela Prefeitura Municipal para a quitação. O parcelamento dos impostos é mais uma forma de a cooperativa proporcionar tranquilidade para a gestão do orçamento nesse início de ano novo.