Prevenção e Segurança

Cooperado conta com monitoramento de acessos online

10 de janeiro de 2023

EDIÇÃO Nº 50 - JANEIRO 2023

Julio Cesar Pires Furtuoso – Diretor de Tecnologias e Riscos

Os investimentos da cooperativa em tecnologias e novos serviços de segurança para as operações financeiras são realizados constantemente, alinhados com as grandes instituições financeiras do país. Toda a movimentação do cooperado em redes sociais e buscadores é monitorada pela cooperativa para que atividades suspeitas sejam bloqueadas, assim como os acessos ao Internet Banking.

O comportamento do internauta ao fornecer informações sensíveis se transformou no maior problema para a geração de ambientes inseguros relacionados às operações financeiras. Ao preencherem cadastros para compras, sorteios, leilões entre outros, as pessoas expõem dados que tornam a sua segurança vulnerável.

É importante esclarecer que as instituições financeiras nunca solicitam dados dos seus clientes por já terem acesso a todos eles. Por isso, é preciso muita atenção ao fornecer informações no ambiente online.

Aqui, os cooperados também são alertados sobre a existência de vírus e necessidade de proteção aos equipamentos de acesso à Internet para realização de operações financeiras.

Na cooperativa só é permitido cadastrar um aparelho celular por cooperado para realizar transações financeiras. Este mesmo aparelho não deve ser compartilhado com outra pessoa, muito menos com crianças que podem acessar sites suspeitos e trazer vulnerabilidade aos dados.

Outros alertas são para o não uso de softwares piratas; não salvamento de senhas em computadores e celulares; uso de senhas de oito dígitos com letras, números e caracteres especiais; implantação de antivírus pago nos dispositivos online; e não oferecimento de informações pessoais e financeiras por telefone, WhatsApp ou e-mail.

As dicas de segurança também valem para acesso a links enviados pelo WhatsApp ou banners em sites que ofereçam promoções vantajosas. A recomendação é sempre acessar os sites oficiais para verificação das informações. O mesmo cuidado é para a participação em leilões virtuais que oferecem valores de compra muito abaixo do mercado.

E é sempre bom reforçar: quando utilizar pagamentos com cartões via maquininhas, muita atenção ao conferir o valor digitado antes da digitação da sua senha. As atitudes pessoais são muito relevantes para garantir a sua segurança no ambiente online.

Compartilhe:

Veja também

Prevenção e Segurança

A Black Friday está chegando: confira dicas de como aproveitar com segurança as melhores ofertas

A Forbes Brasil divulgou uma pesquisa mostrando que os consumidores brasileiros pretendem gastar 62% a mais na próxima Black Friday, que acontecerá no dia 24 […]

Saiba mais

Prevenção e Segurança

Golpe frauda QR Code do Pix: confira como se proteger

Criminosos têm utilizado ferramentas para alterar o QR Code de pagamentos via PIX em contas e boletos, em especial de serviços básicos, como água, luz, […]

Saiba mais