10 de novembro de 2022
EDIÇÃO Nº 48 - NOVEMBRO/2022
Ter objetivos profissionais, com metas claras de onde queremos chegar, é fundamental para toda a trajetória a ser percorrida ao longo da nossa carreira. Mas, além das metas de longo prazo, que nos motivam a fazer o que fazemos no nosso dia a dia, é importante estabelecer metas de curto prazo, aquelas que são muito relevantes para alcançarmos os objetivos mais desafiadores.
Planejar a carreira significa definir passos rumo às nossas conquistas. Por isso é muito importante transformar a visão de curto, médio e longo prazo em metas alcançáveis de acordo com os nossos sonhos de crescimento e estabilidade profissional. Independentemente do que almejamos, perseverar e ter um planejamento é o caminho para definir o lugar onde desejamos estar futuramente.
A história do Alisson Diogo Pavan, coordenador de projetos na Uniprime do Brasil, acrescenta mais um item a esta jornada: os ganhos na formação profissional vindos da convivência com os colegas e que ajudam a trilhar os planos da carreira. “Em 2005, aos 18 anos, minha expectativa de carreira era ter um salário ao final do mês e me manter empregado. Dizem que somos parte das pessoas que encontramos e foi essa oportunidade, a de estar perto de diferentes pessoas, com diversas realidades, que me proporcionou ser quem sou hoje”, afirmou.
Alisson traça os planos de curto e médio prazo para a sua carreira mantendo a reflexão sobre a sua trajetória, para que nada fique no piloto automático. “Penso sempre no que posso fazer para melhorar o meu ambiente profissional, especialmente as pessoas ao meu redor, em qual o meu propósito e valores. Essas análises me ajudam a entender onde estou e aonde desejo chegar”, destacou
De acordo com Alisson, investir em autoconhecimento e em formação técnica e atualizada é outra boa maneira de planejar a carreira. “Costumo encarar desafios que me tirem da zona de conforto. E com aprendizado constante e melhoria contínua procuro inovar a forma de trabalhar no dia a dia e continuar a traçar planos para que os meus objetivos profissionais sejam atingidos”, ensinou.
Alisson Diogo Pavan, coordenador de projetos na Uniprime do Brasil