28 de agosto de 2020
EDIÇÃO Nº 24 - SETEMBRO/2020
Um novo jeito de fazer transferências, pagamentos e receber dinheiro vai revolucionar a forma de realizar transações financeiras
Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o Pix é o novo meio de pagamento, recebimento e transferência que deverá ser disponibilizado pelas instituições financeiras em 16 de novembro de 2020. A Uniprime aderiu ao Pix e já iniciou ação de aceite de seus cooperados para cadastramento da Chave Pix, um “apelido” que representará as informações da conta, como agência, número e tipo de conta e facilitará as transações.
Novo jeito de pagar, receber e transferir dinheiro
A nova modalidade promete revolucionar as transações financeiras, uma vez que – diferente do que acontece com TED, DOC ou boletos – as transferências e os pagamentos ocorrerão em até 10 segundos e poderão ser feitos 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ou seja, ao realizar um Pix, o dinheiro sai da conta do pagador e vai diretamente para a conta de quem receberá os valores, tudo em tempo real.
Além da rapidez e disponibilidade deste novo meio de pagamento, outra evolução do Pix está relacionada ao custo: as transações serão mais baratas e promete eliminar boa parte dos valores gastos hoje na efetivação de uma TED, por exemplo, ou na geração de boletos.
Chave PIX
Tanto as contas Pessoa Física (PF) quanto Pessoa Jurídica (PJ) poderão aderir ao Pix. Ou seja, as operações pelo Pix poderão ser de pessoa para pessoa, de pessoa para empresa, de empresa para empresa e, também, de pessoa e empresas para o governo (como, por exemplo, nos pagamentos de impostos federais).
A chave é uma forma de conectar as informações da conta a um “apelido” mais prático para o dia a dia. Assim, ao realizar as transações via Pix, será necessário que o cooperado apenas informe a chave Pix cadastrada, eliminando a necessidade de informar todos os dados bancários, como número da agência, número da conta corrente, dígito, e demais informações comumente solicitadas ao pagar, receber ou transferir dinheiro. A identificação de contas por apelido deve gerar grande adesão e ainda mais agilidade nos pagamentos via Pix.
Para cadastrar a chave Pix, o cooperado Uniprime poderá escolher uma das opções entre: CPF/CNPJ, número do telefone celular, e-mail e/ ou chave aleatória (números gerados pelo Banco Central). Cada pessoa física poderá cadastrar até 5 chaves por conta transacional, e 20 chaves para pessoas jurídicas. Cada chave só poderá ser vinculada a uma única conta.
Neste momento, o cooperado poderá dar o consentimento para a Uniprime cadastrar seu CPF/CNPJ em uma única conta. A partir de 05/10, poderá cadastrar todas as chaves pelo App Uniprime Mobile Banking.
Saiba mais em: www.uniprimebr.com.br/pix