Notícias do Mercado

Black Friday: aproveite oportunidades com cautela

10 de novembro de 2022

EDIÇÃO Nº 48 - NOVEMBRO/2022

A Black Friday está chegando e, com ela, boas oportunidades de compras. Mas a reflexão que não pode deixar de ser feita é se, realmente, os descontos são significativos e se o investimento caberá no orçamento. Pensar com racionalidade pode evitar arrependimento ou problemas futuros já que o ato de comprar é uma decisão que terá impactos a curto, médio e longo prazo.

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico sobre a Black Friday no mercado brasileiro estima que haja um aumento de 3,5% nas vendas em relação ao ano anterior, movimentando R$ 6,05 bilhões apenas no e-commerce (com uma expectativa de serem realizados 8,3 milhões de pedidos em todo o país).

Consoles e jogos (86%), celulares (85%) e TVs (83%) estão entre os produtos mais pesquisados por consumidores com intenção de compra durante a Black Friday 2022, de acordo com pesquisa divulgada pelo Google e publicada pelo jornal Meio e Mensagem. Conforme o estudo, seis em cada dez brasileiros pretendem adquirir itens no evento varejista, que, neste ano, ocorre em meio à Copa do Mundo do Catar. Veja mais acessando este link: AQUI.

Uma sugestão para ir às compras na Black Friday é fazer uma lista de prioridades, prestar atenção ao planejamento financeiro, avaliar se realmente precisa do item a ser comprado e pesquisar antecipadamente para saber diferenciar entre descontos verdadeiros e ilusórios. Fique atento também às “sugestões” das lojas durante as compras online com o objetivo de aumentar o desconto quanto mais itens são colocados no carrinho de compra.

Cuidado também com as tentativas de roubo de dados e captura de informações sensíveis durante as compras de Black Friday. As dicas são não acessar links enviados pelo WhatsApp ou banners em sites oferecendo descontos e oportunidades imperdíveis. Em muitos casos ocorre direcionamento de links a sites falsos por meio de banners ou mensagens compartilhadas pelo WhatsApp.

Atenção também aos anúncios de ofertas em redes sociais que aumentam significativamente nessa época do ano. Os algoritmos da internet utilizam as informações sobre interesses pessoais, de acordo com pesquisas já realizadas na web, para sugerir produtos promocionais. Para se manter seguro, acesse sites ou os perfis oficiais nas redes sociais das marcas para verificar a veracidade das informações.

Compartilhe: