Educação Financeira

#235 – Pagamento dos Juros ao Capital: entenda o que é e como funciona

2 de janeiro de 2024

No sistema cooperativista, os cooperados são os donos da instituição e adquirem essa posição por meio da integralização de cotas capital.

Estas cotas, integralizadas no momento da abertura de conta junto à cooperativa, podem ser aumentadas a qualquer momento com novas aquisições, e permanecem rendendo juros que retornam anualmente: o pagamento de Juros ao Capital.

O pagamento dos Juros ao Capital é realizado após o fechamento do ano, calculado com base na média do valor mantido no período e creditado diretamente na Conta Capital de cada cooperado.

Desde o início da cooperativa, a Sisprime do Brasil realiza o pagamento do teto máximo de juros ao capital permitido por Lei aos seus cooperados, que é de 100% da taxa Selic acumulada do ano, independente do valor integralizado.

Além de ser um excelente produto de aplicação para perfis mais conservadores, a aquisição de cotas fortalece a cooperativa, pois esses recursos proporcionam estabilidade e solidez para a instituição, sendo um dos principais formadores do patrimônio da cooperativa, gerando lastro para operações de crédito e possibilitando uma melhor oferta de produtos e serviços aos cooperados.

Para saber mais sobre o pagamento de Juros ao Capital da Sisprime em 2023, acesse aqui!

Compartilhe: