Carreira

Planejamento de carreira exige visão e comprometimento

6 de outubro de 2022

EDIÇÃO Nº 47 - OUTUBRO/2022

O plano de carreira é uma estratégia que une e alinha os objetivos do colaborador com os da empresa. A intenção é justamente potencializar o crescimento de ambos. Por natureza, gostamos de desafios e de aprender coisas novas e o plano de carreira também tem a ver com isso.

Nem sempre iniciamos a carreira na área que almejamos. Mas, estamos sempre sendo observados nas nossas entregas, o que pode abrir novas oportunidades de ascensão e até mesmo de mudança de área. Estamos sempre em movimento e mostrar comprometimento pode significar o reconhecimento que precisamos para que os nossos planos de carreira comecem a acontecer.

Entender para onde queremos ir e o que queremos alcançar significa muito na construção da carreira. Traçar a nossa trajetória investindo tempo e dedicação para construir visibilidade positiva na área que queremos estar é o segredo para construir uma carreira que trará satisfação e vontade de crescer a cada dia. Para isso precisamos nos conhecer e entender os passos necessários para chegar lá.

 

Autoconhecimento

Quando nos conhecemos bem, conseguimos identificar nossos anseios, emoções e sentimentos e entender como eles interferem na nossa vida. A partir desse autoconhecimento vamos aprender a lidar com as nossas características e otimizar nosso processo de desenvolvimento. Isso é necessário para estarmos bem para contribuirmos com os ambientes onde estamos e entregar mais do que esperam de nós. Assim vamos chamando a atenção para sermos notados por áreas que desejamos alcançar.

Pontos fortes

É importante focarmos nos pontos fortes durante a construção dos nossos planos de carreira. É muito mais simples e proveitoso potencializar as habilidades que já possuímos do que desenvolver novas competências. Por isso quando temos uma visão clara do que queremos para a nossa carreira, devemos potencializar os atributos que darão destaque para o que podemos entregar.

Identificação de oportunidades

Construir uma carreira e se sentir feliz em fazer o que gosta, demanda planejamento, mas ainda exige capacidade para olhar além do hoje de maneira a trilhar caminhos que levarão a conquistar sonhos reais no futuro.

Foi assim que Lilian Ribeiro, hoje designer gráfico na Uniprime do Brasil, atingiu o seu objetivo de trabalhar na área da sua formação e aliar trabalho com realização pessoal e profissional.

“Me candidatei a uma vaga de Caixa na cooperativa porque visualizei uma oportunidade futura de integrar a equipe de marketing da instituição. Mas, primeiro me dediquei muito para mostrar comprometimento com os meus resultados e vontade de contribuir”, afirmou.

Segundo Lilian, se pudesse resumir em três etapas o planejamento de carreira, as orientações seriam: olhar além do hoje; não parar nunca de estudar e se atualizar; e conciliar a realização pessoal e profissional para se sentir realizada com o que faz e reconhecida pelo que contribui.

Lilian Ribeiro – Designer Gráfico Pl 

Compartilhe: