Prevenção e Segurança

Uniprime contra fraudes e clonagens

28 de junho de 2019

EDIÇÃO Nº 17 - JULHO/2019

Mesmo considerado um meio de pagamento mais seguro quando comparado com dinheiro ou cheque, o uso de cartão de crédito pode eventualmente ocasionar problemas como clonagem e fraudes. Por isso, é importante estar atento aos detalhes que envolvem o uso deste meio de pagamento. 

O Analista de Negócios Johnny Rodrigues de Mello, separou importantes dicas que servirão como alertas. 

Alertas em tempo real

“Você pode utilizar seu App ou Internet Banking para ativar o recurso de aviso de transação por “Push” em seu celular. Assim, toda vez que seu cartão for utilizado, você receberá um aviso com o valor da compra, estabelecimento e horário. Caso você receba aviso de uma transação que não reconheça, entre imediatamente no App ou Internet Banking e bloqueie seu cartão e, em seguida, entre em contato com o seu Gerente Uniprime e informe o ocorrido. O recurso de bloqueio e desbloqueio de cartão também deve ser utilizado em casos de perda ou roubo. Dessa forma, um terceiro não conseguirá realizar fraudes em seu nome”.

Senhas: 

“Crie senhas aleatórias e não óbvias como datas comemorativas, endereços ou números sequenciais, troque-as com frequência e não as anote no cartão ou local de fácil acesso para terceiros. Não compartilhe sua senha com outras pessoas e não a digite de forma a permitir que outros possam ver ou filmar. O App Uniprime Banking tem as funções de alteração e recuperação de senha, facilitando a atualização frequente dos números e a visualização da última senha válida cadastrada”.

Call Center: 

“A Uniprime pode entrar em contato (pelo call center ou Gerente de Contas) para confirmar se uma transação é legítima ou não, mas nunca solicitará confirmação da sua senha ou do seu token e jamais enviará um terceiro para retirar o cartão na sua residência. Caso isso ocorra, desligue imediatamente o telefone e entre em contato com seu Gerente Uniprime, pois trata-se de um golpe”.

Dicas complementares:  

“Ao retirar seu cartão na agência, verifique se a embalagem plástica está devidamente lacrada e não o ative caso esteja violada. Mantenha seus dispositivos eletrônicos com o antivírus  atualizado e procure não inserir os dados de seu cartão em aplicativos ou sites de equipamentos compartilhados ou de terceiros. Ao utilizar o seu cartão de crédito não o entregue à atendentes. Insira você mesmo na maquininha e certifique-se de que ninguém está observando ou filmando. Isso evita que atendentes mal-intencionados roubem seus dados para realizar fraudes on-line. Ao viajar para locais turísticos, fique atento ao utilizar o cartão, principalmente com vendedores ambulantes e em locais de grande aglomeração de pessoas, como praias, carnaval, shows e etc”, conclui Mello.

A Uniprime prioriza a segurança e por isso, possui tecnologia de ponta para prevenção de fraudes em seus cartões Mastercard. Todos os cartões possuem chip criptografado e, portanto, não permitem clonagem. 

Em caso de dúvidas sobre a segurança de seu cartão, fale com seu Gerente Uniprime. 

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