1 de junho de 2023
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em junho, é uma data importante para a conscientização sobre questões relacionadas à preservação ambiental. O dia também tem uma relação direta com o investimento em créditos de empresas sustentáveis.
As práticas corporativas voltadas à preservação ambiental estão sendo cada vez mais exigidas pelo mercado financeiro. Além da rentabilidade econômica, as empresas são avaliadas pelos indicadores que minimizam impactos ambientais e contribuem com a melhoria das relações sociais e corporativas.
O investimento em ações sustentáveis pressupõe o apoio a empresas que adotam práticas ambientalmente responsáveis. Essas empresas podem estar envolvidas em setores como energia renovável, eficiência energética, gestão de resíduos, transporte sustentável, entre outros. Contudo, existem outras indústrias e setores que adotam práticas sustentáveis e podem oferecer oportunidades de investimento.
Essas empresas não só fortalecem a sua atuação enquanto organização quanto contribuem com o bem-estar do planeta e da sociedade, estando alinhadas com as tendências globais que valorizam a responsabilidade social e ambiental nas organizações.
Além da questão reputacional, as empresas que adotam práticas sustentáveis tendem a ter uma melhor gestão de riscos. Elas estão mais preparadas para lidar com desafios relacionados a regulamentações ambientais, pressões dos stakeholders e impactos das mudanças climáticas.
Outro aspecto positivo é que as empresas, que demonstram um compromisso com práticas sustentáveis, têm mais chances de atrair investidores. Assim, ao investir em crédito de ações sustentáveis, é possível se beneficiar dessa tendência e fazer parte do movimento em direção a um mundo mais sustentável, sem contar que a sustentabilidade ambiental pode gerar oportunidades de inovação e diferenciação ao permitir que as empresas acessem novos mercados, atraiam investimento e conquistem a preferência dos consumidores conscientes, proporcionando maior rentabilidade a médio e longo prazo.