17 de outubro de 2022
Por Juliana Refundini, profissional com certificação CPF®
Um belo dia você acorda e encontra em sua conta 1 milhão de reais! Meu Deus, o que fazer?
Bom, este deve ser o sonho da maioria das pessoas, porém, a menos que você tenha participado de algum Reality Show ou ganhado um prêmio de loteria, esta realidade não é verdadeira! Para chegar ao seu tão sonhado primeiro milhão você deve ter ralado muito!
Mas continuemos em minha fábula, para podermos idealizar alguns pontos importantes para você, que busca entender mais sobre investimentos, possa se orientar! …então, neste belo dia você se deu conta de que tinha em suas mãos R$ 1 milhão, e dentre tantas possibilidades e sonhos não conseguiu decidir o que fazer com esse dinheiro!
A primeira situação que não conseguia decidir era quanto desse valor você deveria aplicar a curto, médio ou longo prazo, já que não tinha ainda uma ideia formada do que fazer com o dinheiro. Bem, nestas situações a melhor divisão seria que 20% do valor ficasse investido em curto prazo, com investimentos de liquidez e de preferência renda fixa. Já que se trata de um fundo de oportunidade — vamos assim chamar —, ele se destina a emergências e a alguma oportunidade de negócios que venham a
surgir no curto prazo.
O próximo passo é fazer planos para o futuro. E para isso, investir 30% desse valor agora vai te ajudar a dar um ótimo pontapé para sua aposentadoria. Perceba que deixamos 20% a curto prazo e 30% a longo prazo. Os demais 50% podemos colocar a médio prazo.
Aí você pode se questionar:
“acordei milionário, mas não comprei nada, nem sequer um botão!” A ideia é te dar um norte sobre diferentes horizontes de investimentos, uma vez que com os investimentos de médio prazo você pode programar suas compras e conquistas. Entendo que, se você recebesse esse valor hoje, provavelmente teria sonhos a realizar ou até mesmo dívidas a liquidar, mas o que importa é sempre ter em mente um horizonte de investimento. Pois é ele que vai te encaminhar a um tipo de investimento específico, de acordo com cada situação.
Aqui nesta ideia fictícia falamos de investir 1 milhão, mas podemos trazer esse exercício de investimentos para todo valor que você pretenda aplicar. Isso vai te ajudar a formar — a seu tempo — cada um destes pilares em sua vida. Lembre-se de viver o hoje, mas jamais deixe de planejar seu amanhã (ou depois), pois ele chega mais rápido do que você pode imaginar.