Educação Financeira

#236 — Visão de longo prazo: a maratona da vida financeira

8 de janeiro de 2024

Por Rodrigo Rocha, profissional com certificação CEA e CFP®

Quem já se aventurou no mundo das corridas de longa distância sabe que a maratona é um grande desafio, tanto físico, quanto psicológico. Você deve controlar seu ritmo para não ficar para trás no início e poupar energia para o longo caminho que tem pela frente, além de contar com os imprevistos que certamente surgirão.

Nossa vida financeira é exatamente assim: você não pode deixar de viver o presente, mas nunca deve se esquecer de olhar para o futuro. Planejamento, consistência e disciplina são essenciais, tanto na maratona quanto nas finanças.

Ainda assim, a grande maioria das pessoas vive sua vida financeira como se fosse uma corrida de 100 metros, correndo com todas as forças para alcançar a linha de chegada o mais rápido possível, e repete isso todos os meses. É praticamente impossível completar uma maratona desta forma.

A vida financeira requer um planejamento que leve em consideração todo o percurso, incluindo objetivos de curto, médio e longo prazo, assim como provisões para as surpresas que podem aparecer. Para uma vida financeira consistente é necessário considerar todos os objetivos, sonhos e metas.

Começar com macro objetivos de longo prazo é um bom caminho, determinar se planeja comprar um imóvel para morar ou se preferirá morar de aluguel, se terá veículo próprio ou não, qual estilo de vida cogita ter na aposentadoria e quanto isso lhe custará. No caso de quem já tem ou planeja ter filhos, é importante também incluir nos objetivos a forma como irá investir em sua formação, se escolas particulares, viagens de intercâmbios, entre outros. Com estes objetivos traçados, é necessário calcular custos e estipular prazos para atingir tais metas.

Feito este exercício, tem-se um bom ponto de partida para que se possa avaliar o orçamento anual, que deve contemplar os valores necessários para o atingimento destas grandes metas, bem como a construção ou incremento de uma reserva de emergência robusta. Somente após esta avaliação podemos partir para o orçamento mensal, onde serão contempladas as despesas básicas do cotidiano, adequando-as à realidade financeira do momento.

O plano financeiro de longo prazo deve ser revisitado de tempos em tempos, para que possam ser feitos ajustes quando necessários. Assim como na maratona várias coisas podem acontecer ao longo do percurso, na vida as situações também mudam.

Completar uma maratona é uma tarefa muito difícil, assim como manter um plano financeiro de longo prazo. Por isso é necessário se preparar, buscar ajuda especializada e conhecimento, ter as ferramentas corretas, manter a consistência e nunca esquecer que o percurso é longo e demorado, e que acelerar muito nem sempre é o melhor caminho.

E, principalmente, devemos sempre lembrar que, tanto na maratona quanto na vida, o importante não é como você começa e nem quando termina, mas aproveitar o caminho da melhor forma possível.

Como tem sido a sua maratona financeira? Conte pra gente: contato@sisprimedobrasil.com.br

Compartilhe: