Educação Financeira

#251 – Maturidade financeira

6 de maio de 2024

Por Cleomir Kuhnen, profissional com Certificação CFP®.

Antes de começar, preciso dizer que o objetivo aqui é simples: fazer você refletir se atingiu ou não sua maturidade financeira.

Maturidade em definição é como nos comportamos com responsabilidade, com atitudes apropriadas sobre certas situações e de forma independente. Uma definição simples encontrada no dicionário sobre o significado de maturidade é; “estado que atingiu o seu desenvolvimento completo” ou “o estado ou condição de ter atingido uma forma adulta ou amadurecida”.

Não ligada diretamente à idade, mas sim ao comportamento, podemos observar jovens maduros e adultos imaturos.

Se avaliarmos as fases da nossa vida, já fomos totalmente dependentes de nossos pais ou responsáveis, mas conforme ficamos mais velhos, precisamos amadurecer financeiramente. Temos que lidar com nosso próprio orçamento, nossos sonhos de consumo e nossa realidade.

Seguindo o conceito que falamos acima, quando o assunto são as finanças, uma pessoa que consegue se organizar para pagar despesas básicas, como alimentação, moradia, saúde, e necessidades cotidianas, é alguém que atingiu a maturidade financeira.

Mas qual o impacto disso tudo para o nosso futuro?

Quando definimos alguns objetivos financeiros, sejam eles: eliminar uma dívida, adquirir um bem ou realizar sonhos, precisamos controlar nossas emoções, para que nosso estado emocional não nos conduza a tomar decisões desalinhadas com o longo prazo.

Veja essa situação: imagine que tenha planejado realizar um certo investimento mensal para que ao final de 12 meses alcance um objetivo. Durante este intervalo de tempo muitas coisas irão acontecer, e a depender seu nível de maturidade, você atingirá o resultado esperado, ou tomará decisões erradas.

Quando alcançamos a maturidade financeira, além de independência financeira, também conseguimos realizar planos de médio e longo prazo. A evolução de como lidamos com as finanças e como controlamos nossas emoções, diz muito sobre como será nossa vida pessoal e profissional nos próximos 5, 10 anos.

Em resumo, agir com responsabilidade nos faz maduros. E você, já atingiu a sua maturidade financeira?

Compartilhe: