Cooperativismo e ASG

Cooperativismo de crédito: impulsionando o desenvolvimento econômico

2 de maio de 2024

O cooperativismo de crédito ganha cada vez mais destaque como uma força transformadora, capaz de desencadear impactos significativos no desenvolvimento econômico local por meio do fortalecimento dos negócios e na geração de empregos.

Hoje, o Brasil conta com mais de 15 milhões de cooperados no setor e quase 100 mil empregos gerados de forma direta, com um retorno de sobras de 12,8 bilhões no exercício de 2022, segundo dados publicados pelo AnuárioCoop.

O cerne do cooperativismo de crédito está na participação ativa dos cooperados na gestão e tomada de decisões, que é feita por meio da participação em Assembleias, que deliberam sobre os rumos da cooperativa e elegem representantes para os conselhos.

Uma das características do modelo cooperativista é o retorno de Sobras aos cooperados: assim como um cashback, o cooperado recebe, após realização de Assembleia, a distribuição dessas Sobras de acordo com a sua movimentação financeira.

Enquanto instituições financeiras convencionais canalizam seus lucros para sedes em grandes centros, cooperativas como a Sisprime, fomentam a economia local com a distribuição das Sobras, oferta de taxas competitivas, geração de empregos, pagamento de impostos e uma grande participação na comunidade através do apoio e projetos sociais e filantrópicos.

O ciclo de reinvestimento estimulado por esses recursos contribui para o fortalecimento da economia local, impulsiona o crescimento dos negócios e, consequentemente, atua como um mecanismo para fomentar o desenvolvimento econômico das regiões onde as cooperativas estão presentes.

A Sisprime do Brasil tem a capacidade de alavancar recursos para investir em projetos e iniciativas locais. Essa abordagem descentralizada, que mantém o dinheiro na mão das pessoas, não apenas empodera as comunidades, mas também cria um ambiente de confiança e colaboração entre os cooperados e a cooperativa.

Além disso, a Sisprime proporciona condições financeiras favoráveis, caracterizadas por taxas de juros competitivas e benefícios exclusivos, com um atendimento personalizado e a compreensão das necessidades específicas de seus cooperados, com agilidade na aprovação de recursos.

Em um contexto mais amplo, o papel de uma cooperativa vai além de serviços que uma instituição financeira oferece: ela representa um agente de mudança social. Ao adotar uma abordagem cooperativa e reinvestir localmente, a cooperativa de crédito contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais equitativa e sustentável.

Compartilhe: