27 de maio de 2025
Por Cleomir Kuhnen, profissional com certificação CFP®
Segundo a Febraban, os golpes financeiros causaram prejuízo de R$ 10,1 bilhões em 2024, com destaque para os golpes do WhatsApp, da falsa central de atendimento e das vendas falsas. O Pix, pela sua praticidade, tem sido amplamente explorado pelos criminosos, que também usam TEDs e cartões de crédito para aplicar fraudes.
Com o avanço da tecnologia, os golpistas passaram a explorar o elo mais vulnerável: o cliente. Por meio da engenharia social: criam situações de urgência, medo ou ganância para induzir a vítima a transferir valores ou compartilhar dados sigilosos.
Por que manter limites altos pode ser um risco
É comum que alguns usuários mantenham limites elevados para Pix, TED ou cartão de crédito por uma percepção de liberdade e praticidade. No entanto, em caso de golpe, isso representa uma exposição desnecessária e pode resultar em perdas expressivas — muitas vezes percebidas tarde demais.
A recomendação é simples: ajuste seus limites de acordo com sua rotina financeira. Se precisar fazer uma transação fora do habitual, fale com seu gerente. É possível aumentar o limite de forma pontual, com segurança e acompanhamento.
Para aumentar ainda mais sua segurança, confira 10 dicas para evitar cair em golpes:
E se eu cair em um golpe?
O MED (Mecanismo Especial de Devolução) do Banco Central pode ser acionado em alguns casos, mas não garante a recuperação dos valores. Se o dinheiro já tiver sido retirado da conta do golpista, não será possível reaver o valor. Por isso, em caso de golpe:
Nós precisamos estar atentos a como os golpistas agem, só assim poderemos nos proteger. E lembre-se, não compartilhe seus dados e nunca realize uma transferência ou PIX na tentativa de recuperar valores para evitar suposto golpe.
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®. Semana passada falamos sobre boas práticas para se replanejar nos momentos de crise. Hoje, proponho a vocês […]
Saiba maisPor Rodrigo Martimiano da Rocha, profissional com Certificação CFP® Estamos entrando no último bimestre de 2021, uma boa hora para avaliarmos como foi nosso ano […]
Saiba mais