21 de novembro de 2022
Por Rodrigo Martimiano, profissional com certificação CFP®.
As mudanças no mundo vêm se acentuando de maneira exponencial. Com o aumento das tecnologias nas últimas décadas, serviços, comunicação e formas de realizar negócios, que antes perduravam por séculos, agora se tornam obsoletos em poucas décadas, ou em apenas alguns anos. Se pensarmos em como fazíamos as coisas até o final da década de 90 e como fazemos hoje, veremos o tamanho da diferença.
Na mesma velocidade, os crimes e fraudes financeiras também vêm se aprimorando, e cada dia vemos um novo golpe surgir para tentar tirar dinheiro das pessoas.
Alguns golpes são novos, mas vários são modernizações – se assim podemos dizer – de golpes que já são utilizados a muitos anos. A pirâmide financeira, ou esquema de Ponzi, como ficou famosa pelo grande prejuízo causado por Charles Ponzi a investidores nos anos 1920 nos EUA, continua a fazer vítimas todos os anos, agora utilizando redes sociais e novos produtos financeiros, como as moedas virtuais. Um exemplo recente é a história do faraó das bitcoins.
Nos noticiários podemos observar diariamente a quantidade de golpes utilizando WhatsApp, Instagram e outras redes sociais, além de golpes por ligações telefônicas entre outros tantos.
Diante disto separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar cair nestes golpes:
Seguindo estas dicas simples você já se protege contra vários golpes. Não deixe de desconfiar de tudo que foge da normalidade, busque estar sempre atento e, quando tiver dúvidas, busque informações com pessoas da sua confiança antes de realizar qualquer negócio. Outra dica importante é compartilhar estas dicas com pessoas do seu convívio, afinal, protegendo quem está à sua volta, você também se protege.
E não fique com dúvidas! Se precisar de mais dicas, escreva para nós através do e-mail: contato@sisprimedobrasil.com.br.
Por Rodrigo Martimiano, profissional com certificação CFP® Culturalmente no Brasil o fim de ano representa, entre outras coisas, férias para várias pessoas. É período de […]
Saiba maisPor Rodrigo Rocha, profissional com certificação CEA e CFP® Todas as profissões têm seu valor e contribuem para o bem-estar coletivo. No entanto, os profissionais […]
Saiba mais