A Black Friday é uma das datas mais esperadas por milhões de consumidores ao redor do mundo. O motivo são os descontos prometidos por lojas físicas e on-line sobre os mais diferentes produtos. A data originou-se nos Estados Unidos e é celebrada sempre no dia seguinte ao feriado de Ações de Graças, marcando a abertura da temporada de compras natalinas.
No Brasil, a Black Friday está prevista para acontecer no dia 27 de novembro, e muitas lojas já seguem anunciando descontos rotulados como “imperdíveis”. Mas, como saber se você, de fato, fará boas compras sem cair em ciladas? Juliana Olivieri Refundini, Gerente da Agência Uniprime Marília – SP com Certificação CFP®, separou duas dicas essenciais, confira:
“Primeiro, antes de sair as compras, tenha em mente os produtos que você realmente precisa e quer comprar, então revise seu orçamento, veja as condições de sua conta e determine um limite para estes gastos. Ter em mente um valor limite para estas compras irá te ajudar a não gastar mais que o permitido e; em segundo, parcelamentos são sempre tentadores, pois temos a sensação de que o valor comprometido mensalmente é pequeno, mas lembre-se que ele irá permanecer por bastante tempo. E com a sensação de pequeno gasto você acaba fazendo mais dívidas, e assim prejudica o seu orçamento para os próximos meses. Não sou contra o parcelamento, ao contrário, ele viabiliza muitos sonhos e realizações, desde que medidos e controlados. Por isso, antes de sair as compras, revise também a fatura de seu cartão de crédito”, detalha Juliana.
Anotou? Então, boas compras!