12 de agosto de 2024
A mais recente atualização do Boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (09), trouxe atualizações sobre as expectativas econômicas para o Brasil, com destaque para a inflação, PIB, câmbio e taxa Selic.
O relatório, que agrega as projeções de economistas do mercado financeiro, apontou um aumento pela quarta semana consecutiva na expectativa de inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para 2024, que agora está em 4,20%.
Esse crescimento das expectativas de inflação reflete as preocupações do mercado com a persistência de pressões inflacionárias em diversos setores da economia. A inflação projetada de 4,20% está acima do centro da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 3,50% para o ano, mas ainda dentro do intervalo de tolerância (até 4,50%).
Por outro lado, as expectativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 permaneceram estáveis em 2,20% após semanas de crescimento. A estabilidade na projeção do PIB sugere que os analistas esperam uma expansão moderada da atividade econômica, apoiada por setores como agronegócio e serviços, que têm mostrado resiliência.
Em relação ao câmbio, o Boletim Focus manteve a projeção do dólar cotado a R$5,30 ao final de 2024, valor abaixo da cotação atual, que sofreu com uma semana turbulenta no mercado internacional e chegou a alcançar a marca de R$5,75.
A taxa Selic, por sua vez, continua projetada para encerrar o ano em 10,50%, refletindo as estratégias do Banco Central para conter a inflação. O cenário apresentado pelo Boletim Focus é de cautela, com o mercado ajustando suas expectativas em meio a um contexto de incertezas e desafios.

O final do ano está chegando e é muito importante a atenção à programação financeira para este período em que os gastos podem aumentar em […]
Saiba maisIniciativa do Sistema Ocepar se estende a todas as cooperativas do país, de diferentes segmentos
Saiba mais