Produtos e Serviços

Consórcio ou financiamento? Qual a melhor opção?

12 de abril de 2023

EDIÇÃO Nº 53 - ABRIL/2023

A aquisição de bens faz parte dos nossos sonhos como o primeiro veículo, a compra da casa própria, o investimento em um imóvel comercial, entre muitas outras opções que vão surgindo de acordo com as nossas necessidades. E a dúvida que sempre aparece é: faço um consórcio ou escolho o financiamento?

Consórcio e financiamento são duas opções diferentes de aquisição de bens, sendo que cada uma tem suas próprias características e diferenças. O consórcio é um sistema de compra parcelada em que um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir um bem em comum. Cada participante paga uma parcela mensal para formar uma poupança coletiva, e todo mês é realizado um sorteio para definir quem receberá o crédito para a compra do bem desejado.

No consórcio também é possível a contemplação por meio de lances, em que o participante oferece um valor maior de pagamento para se antecipar e obter o crédito para a compra do bem. Na administração do consórcio é cobrada uma taxa destinada a cobrir os custos operacionais do grupo.

Já o financiamento é um empréstimo oferecido por instituições financeiras para a compra de um bem, que é pago ao longo de um período acordado, acrescido de juros. Nesse caso, o valor do bem é financiado pela instituição e o comprador realiza o pagamento de prestações mensais até quitar o valor total.

A principal diferença entre consórcio e financiamento está no modo de pagamento, já que no consórcio o pagamento é feito em parcelas mensais, sem juros, e a contemplação para a compra do bem pode ocorrer em qualquer momento, de acordo com a sorte ou lance oferecido.

E no financiamento, o pagamento é feito por meio de prestações mensais acrescidas de juros, e o bem é adquirido de imediato após a aprovação do crédito. O financiamento em cooperativas de crédito possui, geralmente, juros menores e a vantagem de que parte deles retorna ao cooperado na distribuição das sobras anuais.

Por isso, na hora de escolher entre consórcio ou financiamento, é preciso avaliar as necessidades e possibilidades financeiras. O consórcio pode ser uma opção interessante para quem não tem pressa para adquirir o bem, já que a contemplação pode ocorrer em qualquer momento. Já o financiamento pode ser a opção ideal para quem precisa do bem imediatamente.

Compartilhe: