Prevenção e Segurança

Uniprime do Brasil implanta mais canais de monitoramento de dados

6 de outubro de 2022

EDIÇÃO Nº 47 - OUTUBRO/2022

A busca por novas tecnologias e o monitoramento das tentativas de fraudes e golpes financeiros pela internet é uma constante na Uniprime do Brasil. Recentemente dois novos serviços foram implantados, um para monitoramento online dos acessos do cooperado ao Internet Banking e outro para monitoramento das suas movimentações em todos os pontos de contato da Internet como redes sociais, buscadores e sites maliciosos.

Os novos dispositivos analisam a movimentação na internet de dados dos cooperados e da cooperativa, bloqueando atividades suspeitas. Nesses casos, reportamos e alertamos os cooperados sobre a existência de vírus e da necessidade de proteção aos aparelhos que acessam operações financeiras.

O vazamento de dados pessoais ocorre pelo que chamamos de Engenharia Social, em que as pessoas fornecem informações espontaneamente com preenchimento de cadastros para compras, sorteios, leilões, entre outros. Nenhuma instituição financeira solicita dados dos seus clientes por já terem acesso a todos eles.

Outra movimentação realizada foi no cadastramento de apenas um aparelho celular por cooperado para utilização em operações financeiras, bloqueando qualquer tentativa de acesso por celulares não registrados na instituição. E orientamos os cooperados a não compartilharem os aparelhos cadastrados com crianças, o que pode trazer vulnerabilidade na proteção das informações.

Comportamento seguro

Algumas recomendações são de grande importância para evitar as tentativas de fraudes e golpes financeiros na internet, entre elas não usar softwares piratas, não salvar senhas em computadores e celulares; escolher senhas de oito dígitos que incluam letras, números e caracteres especiais; implantar antivírus pago nos dispositivos; e não oferecer informações pessoais e financeiras por telefone, WhatsApp ou e-mail.

Outro ponto de atenção são com promoções, sorteios e leilões. A proximidade da Black Friday amplia as tentativas de roubo de dados e captura de informações sensíveis. As dicas são não acessar links enviados pelo WhatsApp ou banners em sites oferecendo descontos e oportunidades imperdíveis de compra. Acesse sites oficiais das marcas para verificar a veracidade das informações. Há muitos casos de direcionamento a sites falsos por meio de click em banners ou links compartilhados pelo WhatsApp ou redes sociais.

Fique atento também aos leilões virtuais que oferecem valores de compra muito abaixo dos valores de mercado. Uma boa dica é acessar o site do Reclame Aqui para verificar a idoneidade dos sites de leilões. Atenção ainda ao uso de cartões de aproximação ou inserção em máquinas com visor danificado. É preciso sempre confirmar o valor da compra antes de teclar a senha ou aproximar o cartão, lembrando que os cartões de aproximação possuem limites baixos para uso sem senhas.

Compartilhe: