14 de novembro de 2023
Essa sigla tem aparecido com frequência nas comunicações e vem ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo ao longo dos últimos anos. Mas afinal, do que se trata o ASG?
O ASG, sigla para Ambiental, Social e Governança, uma tradução do original ESG, em inglês (Environmental, Social and Governance), foi criado pela ONU e define um conjunto de padrões e boas práticas de gestão para as organizações.
O conceito põe em pauta objetivos que vão além do resultado financeiro, voltados a tornar a garantia de retornos sociais, ambientais e uma gestão transparente e íntegra partes da agenda do mercado.
É, portanto, uma forma de definir os compromissos e responsabilidades das organizações com seus consumidores, fornecedores investidores e colaboradores. Como mostra a sigla, a agenda ASG é dividida em três pilares:
Ambiental
Trata da atuação da organização com relação ao meio ambiente e considera questões como o cuidado com os resíduos gerados, uso de energia e o respeito às regulações ambientais, assim como o posicionamento e ações sobre questões climáticas
A organização possui a responsabilidade de fiscalizar suas cadeias de suprimento e as ações de seus fornecedores que afetem o meio-ambiente, atuando de forma ativa para mitigação de seus impactos diretos e indiretos.
Social
Está ligado ao impacto humano da atuação de uma organização, avaliando as atitudes tomadas em prol do bem-estar de seus colaboradores em temas como saúde, segurança e condições adequadas de trabalho, assim como a satisfação de seus consumidores e o retorno dos resultados da organização à sociedade, tanto por sua atuação como pela realização de ações sociais.
Governança
Se refere a como a organização é administrada e gerenciada para atender aos interesses de todos que fazem parte dela, com o cumprimento do direito dos acionistas (cooperados), adequação às regras do mercado, ações para evitar e combater corrupção e suborno e uma gestão ativa de riscos, com a adoção de uma postura responsável, ética e transparente. O cooperativismo tem, em sua origem, princípios que se assemelham as pautas ASG mesmo antes do conceito ter sido criado. Quer saber mais sobre as relações entre Cooperativismo e ASG?
Veja a matéria completa: https://www.sisprimedobrasil.com.br/cooperativismo-e-vanguarda-em-gestao-baseada-nos-principios-asg/
Colaboradora Uniprime realiza trabalho voluntário com crianças na igreja
Saiba maisO cooperativismo de crédito ganha cada vez mais destaque como uma força transformadora, capaz de desencadear impactos significativos no desenvolvimento econômico local por meio do […]
Saiba mais