Mercado Financeiro

FGTS Digital: ferramenta para modernizar o processo de pagamento já está disponível

2 de abril de 2024

Com objetivo de facilitar a realização do pagamento do FGTS dos funcionários e tornar o processo mais ágil para as empresas, o Governo Federal e o Banco Central do Brasil realizaram o lançamento do FGTS Digital.

Com o novo sistema, o pagamento das guias do FGTS será realizado exclusivamente por meio do Pix, no aplicativo ou internet banking. Ainda como parte das mudanças, a data para realização dos pagamentos passa a ser no dia 20 de cada mês.

Desta forma, os empregadores terão um maior controle na realização dos pagamentos, pois o sistema será avisado automaticamente quando o FGTS de determinado trabalhador for pago, evitando problemas de duplicidade ou falta de pagamento. Já para os trabalhadores, o controle em tempo real dará mais agilidade ao depósito, com um prazo menor para liquidação e maior facilidade para que o acompanhar a quitação do benefício.

ATENÇÃO: Para as empresas que realizam o pagamento do FGTS nos caixas das agências Sisprime, não será mais possível a realização do pagamento presencialmente, de acordo com as novas normas do Banco Central.

Por conta das regras de segurança, o pagamento das guias segue o limite de pagamentos via Pix da conta e caso sejam necessárias alterações, entre em contato com o seu gerente Sisprime.

Para o pagamento por meio do PIX, não será cobrada qualquer tarifa aos cooperados.

Para mais informações, acesse a PORTARIA MTE Nº 240, que regulamenta a implementação e a operacionalização do FGTS Digital.

Compartilhe: