16 de março de 2023
EDIÇÃO Nº 52 - MARÇO/2023
A gestão do tempo está se tornando cada dia mais desafiadora quando convivemos com tanta informação e uma demanda de tarefas que parece crescer continuamente. Mas, já parou para pensar que podemos aprender a controlar o tempo disponível e, com isso, aumentar a nossa produtividade?
É desta forma, através da gestão do tempo, que priorizamos as atividades para que o resultado alcançado seja realizar o melhor trabalho em menos tempo. Mas, como tudo que é novo, precisa ser aprendido e praticado até se tornar um hábito adquirido.
A necessidade de se encontrar uma rotina eficaz para otimizar o tempo nem sempre é fácil, ainda mais porque temos que mudar a forma de fazer as coisas e isso requer paciência.
Um fato é certo: sem um gerenciamento, não só o trabalho como o bem-estar das pessoas fica prejudicado, comprometendo qualidade, prazos e níveis de estresse. Gerenciar significa aprender a organizar e a concluir demandas com eficiência e qualidade.
Os principais benefícios de quem consegue fazer a gestão do tempo são disciplina, pontualidade, produtividade, resultados mais assertivos, confiança e diminuição no estresse. Algumas técnicas ajudam para gerir o tempo:
Dicas para gerir melhor o tempo
Não existem regras para gerir o tempo, mas sim boas práticas que ensinam a obter os melhores resultados no dia a dia e que estão respaldadas em instituições de ensino e pesquisa:
1. Priorize
Priorizar as atividades e o tempo para realizar cada uma delas é uma boa opção. Conclua uma tarefa para depois iniciar outra, mas se esforce para cumprir os prazos.
2. Mire o resultado
Saber qual resultado quer atingir ajuda a otimizar o tempo e evita desperdiçá-lo. Para isso defina metas alcançáveis.
3. Estipule prazos
Cada profissional sabe medir o tempo que leva para executar cada atividade. O ideal é terminar a tarefa antes do prazo final.
4. Ordene
As tarefas mais importantes devem vir em primeiro lugar. Considere todas por ordem de importância e tempo de execução.
5. Seja honesto
Analise seu tempo e não se comprometa com prazos impossíveis de cumprir. Busque o consenso com a equipe para não comprometer a qualidade.
6. Treine o foco
Diminua o tempo previsto com distrações. Reserve um momento do dia para checar mensagens e mídias sociais. A dispersão é grande inimiga do tempo.
7. Não procrastine
Não adie tarefas mais simples e que podem ser feitas no mesmo momento. Deixar para depois significa aumentar a lista de coisas a fazer.
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