Carreira

Gestão do tempo: um hábito que demanda aprendizado

16 de março de 2023

EDIÇÃO Nº 52 - MARÇO/2023

A gestão do tempo está se tornando cada dia mais desafiadora quando convivemos com tanta informação e uma demanda de tarefas que parece crescer continuamente. Mas, já parou para pensar que podemos aprender a controlar o tempo disponível e, com isso, aumentar a nossa produtividade?

É desta forma, através da gestão do tempo, que priorizamos as atividades para que o resultado alcançado seja realizar o melhor trabalho em menos tempo. Mas, como tudo que é novo, precisa ser aprendido e praticado até se tornar um hábito adquirido.

A necessidade de se encontrar uma rotina eficaz para otimizar o tempo nem sempre é fácil, ainda mais porque temos que mudar a forma de fazer as coisas e isso requer paciência.

Um fato é certo: sem um gerenciamento, não só o trabalho como o bem-estar das pessoas fica prejudicado, comprometendo qualidade, prazos e níveis de estresse. Gerenciar significa aprender a organizar e a concluir demandas com eficiência e qualidade.

Os principais benefícios de quem consegue fazer a gestão do tempo são disciplina, pontualidade, produtividade, resultados mais assertivos, confiança e diminuição no estresse. Algumas técnicas ajudam para gerir o tempo:

  1. 1. Programe descansos 
  2. Estipule períodos de intervalo na sua rotina de tempos em tempos com duração de 5 minutos. Use-os para se desligar e relaxar.
  3. 2. Controle as tarefas
  4. Escreva o que deve ser feito, analise as demandas, liste as necessidades para concluir as atividades e faça o que precisa ser realmente feito, sem distrações.
  5. 3. Use a memória visual
  6. Postites auxiliam na lembrança e podem ser anexados em lugares de visualização diária como agenda ou mesa de trabalho.

Dicas para gerir melhor o tempo

Não existem regras para gerir o tempo, mas sim boas práticas que ensinam a obter os melhores resultados no dia a dia e que estão respaldadas em instituições de ensino e pesquisa:

1. Priorize

Priorizar as atividades e o tempo para realizar cada uma delas é uma boa opção. Conclua uma tarefa para depois iniciar outra, mas se esforce para cumprir os prazos.

2. Mire o resultado

Saber qual resultado quer atingir ajuda a otimizar o tempo e evita desperdiçá-lo. Para isso defina metas alcançáveis.

3. Estipule prazos

Cada profissional sabe medir o tempo que leva para executar cada atividade. O ideal é terminar a tarefa antes do prazo final.

4. Ordene

As tarefas mais importantes devem vir em primeiro lugar. Considere todas por ordem de importância e tempo de execução.

5. Seja honesto

Analise seu tempo e não se comprometa com prazos impossíveis de cumprir. Busque o consenso com a equipe para não comprometer a qualidade.

6. Treine o foco

Diminua o tempo previsto com distrações. Reserve um momento do dia para checar mensagens e mídias sociais. A dispersão é grande inimiga do tempo.

7. Não procrastine 

Não adie tarefas mais simples e que podem ser feitas no mesmo momento. Deixar para depois significa aumentar a lista de coisas a fazer.

Compartilhe: