16 de março de 2023
EDIÇÃO Nº 52 - MARÇO/2023
Julio Furtuoso – Diretor de Tecnologia e Riscos
O setor financeiro foi o primeiro segmento da economia brasileira a realizar mapeamento de processos de gestão, movido pela necessidade de obter controles de segurança para sua operação. Com a chegada da Internet, em meados dos anos 90, as tecnologias em todos os sentidos se aceleraram, trouxeram facilidades para o usuário e impulsionaram a implantação de novidades aliadas aos investimentos contínuos no gerenciamento dos dados.
O início do novo século foi marcado pelo surgimento de ferramentas tecnológicas necessárias para o controle de processos focados no atendimento das expectativas do usuário. Contudo, até antes da pandemia o planejamento tecnológico andava junto com o de aculturamento, numa velocidade controlável.
A chegada da pandemia fez com que os canais digitais passassem a ser a principal ferramenta de relacionamento com o sistema financeiro. Os acessos na cooperativa por meio do internet banking e mobile banking, como exemplo, significava até então, cerca de 50% do movimento. Atualmente, ultrapassam 85% dos acessos.
No primeiro mês da pandemia mudamos nossos canais de comunicação e a forma de processarmos dados para atender a uma crescente velocidade de acesso. As instituições financeiras se revolucionaram e se reinventaram num curto período de tempo, criando metodologias, processos, investindo equipes especializadas e se adequando ao novo formato de trabalho para atender às demandas do mercado.
A implantação de tecnologias disruptivas se traduz em desafios para garantir segurança, proteção e validação das informações em novos ambientes de operação. Ficar atento aos movimentos, testar e identificar soluções está sendo uma prática cotidiana do mercado financeiro e da Sisprime do Brasil.
O caminho é sem volta. As operações on-line crescem cada vez mais, demandam conhecimento e investimento das instituições para atender às necessidades do mercado e oferecer ambientes cada vez mais seguros. São soluções complexas que visam tornar a experiência do usuário simples, aliada à comodidade e à segurança.