Carreira

TENDÊNCIAS DE CARREIRAS NO PÓS-PANDEMIA

1 de julho de 2023

Ao longo dos anos é natural que as mudanças no mercado afetem a continuidade de algumas profissões, ao mesmo tempo em que impulsionam o surgimento de outras. Os avanços tecnológicos têm um impacto significativo nessa transformação, assim como mudanças nas demandas da sociedade.

Eventos disruptivos, como a pandemia de COVID-19, também aceleram mudanças nas profissões. A crise sanitária trouxe à tona a importância de habilidades digitais, trabalho remoto e serviços de saúde, por exemplo. Esses eventos podem acelerar a adoção de tecnologias e impulsionar transformações profundas no mercado de trabalho.

Tendências já observadas mostram que atuações em áreas como desenvolvimento de software, análise de dados, inteligência artificial, segurança cibernética e marketing digital são promissoras, assim como trabalhos relacionados ao comércio eletrônico, a exemplo da gestão de e-commerce, logística, distribuição, atendimento ao cliente e marketing digital.

Outra área impulsionada pela pandemia foi a educação à distância e o aprendizado online. Desta forma, profissionais que dominam o ensino virtual, desenvolvimento de cursos online, produção de conteúdo educacional digital e tecnologias educacionais podem encontrar um cenário propício para atuarem neste mercado.

A pandemia também ressaltou a importância da saúde física e mental, o que favorece carreiras relacionadas aos profissionais de saúde como terapeutas, psicólogos e nutricionistas, além de áreas ligadas ao bem-estar, como coaching, meditação e mindfulness, que estão em ascensão.

Outra tendência vem do crescimento da demanda por alimentos saudáveis, seguros e sustentáveis, o que estimula carreiras nos segmentos de agricultura orgânica, nutrição e produção e serviços de alimentos saudáveis. Já a preocupação da sociedade com o meio ambiente e com a responsabilidade social ampliou as oportunidades de carreiras relacionadas à sustentabilidade, energia renovável, reciclagem, desenvolvimento sustentável e responsabilidade corporativa. 

Em relação às habilidades comportamentais para este novo cenário pós-pandemia, o relatório “The Future of Jobs 2020”, lançado pelo Fórum Econômico Mundial, apresentou as novas competências do futuro. O estudo concluiu que a COVID-19 fez com que o mercado de trabalho mudasse mais rápido do que o esperado e apontou as habilidades que são essenciais para os profissionais no mundo atual como pensamento crítico, análise e resolução de problemas, e autogestão com ênfase na resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Compartilhe: