Cooperativismo e ASG

Assembleia Geral da ONU declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas

1 de dezembro de 2023

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, na última semana, uma resolução denominada “Cooperativas no desenvolvimento social”, que reconhece a importância e eficácia do modelo de negócio das cooperativas no desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuam, ocupando também uma posição de vanguarda em temas como inclusão, igualdade e combate a fome e pobreza.

Por conta dessa importância, o ano de 2025 foi consagrado como o Ano Internacional das Cooperativas, em proposta aprovada por unanimidade. A partir dessa resolução, a ONU desenvolverá ações para incentivar os países-membros a fortalecer suas cooperativas, impulsionar a cooperação internacional e a troca de experiências do setor cooperativista de diferentes países.

A decisão também é importante para reforçar o papel das cooperativas nas economias locais e no avanço das pautas ASG, que possuem fortes relações com os princípios do cooperativismo, como destacamos na matéria Cooperativismo é vanguarda em gestão baseada nos princípios ASG.

A Sisprime do Brasil é uma representante do modelo cooperativista e é hoje a maior e mais completa cooperativa de crédito independente do Brasil e a maior do país com atuação preferencial na área da saúde.

Já foram mais de R$ 1,8 bilhão em sobras distribuídas aos cooperados desde sua fundação, há 26 anos; recursos que estimulam o desenvolvimento de toda a sociedade onde a cooperativa está presente.

Fonte: Cooperatives in social development (UN Report)