Carreira

Carreira: como conciliar trabalho e qualidade de vida

11 de abril de 2023

EDIÇÃO Nº 53 - ABRIL/2023

A conciliação entre trabalho e qualidade de vida pode ser desafiadora, mas é possível encontrar um equilíbrio saudável que permita atingir objetivos profissionais e pessoais. E para que isso aconteça é necessário estabelecer prioridades e determinar o que é mais importante nas várias fases da sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Uma das maneiras de fazer isso é listar tarefas e atividades que precisam ser realizadas em um determinado período de tempo, como uma semana ou um mês. Classifique essas tarefas por ordem de importância e urgência.

Além de prioridades, é indicado estabelecer regras, sendo talvez esse o maior desafio: o de deixar claro os limites entre o trabalho e a vida pessoal. Não levar tarefas para casa e manter horários de trabalhos razoáveis pode ser importante para conciliar um e outro, e seguir com o desenvolvimento da carreira de forma saudável.

Planejar o tempo e realizar a sua gestão é também relevante para alcançar equilíbrio. Reservar tempo suficiente para o trabalho, mas também para atividades pessoais como hobbies, exercícios físicos e tempo com a família e amigos é o que trará qualidade de vida.

Cuidar da saúde, seja física ou mental é igualmente recomendável para que se possa estar bem-disposto no dia a dia, e isso inclui ter uma alimentação saudável, dormir bem e fazer exercícios físicos. Praticar atividades que ajudem a relaxar como meditação pode ajudar a reduzir o estresse e trazer bem-estar.

Alguns autores especialistas em qualidade de vida, como a escritora e palestrante Leila Navarro, autora de “Talento para Ser Feliz” e “Autocoaching de Carreira e Qualidade de Vida”, também ressaltam a busca da felicidade como essencial para que talentos e habilidades prosperem e ajudem no equilíbrio e na conciliação entre o profissional e o pessoal.

Contudo, não há uma fórmula para isso porque cada pessoa tem sua própria maneira de equilibrar a vida pessoal e profissional. O importante é encontrar o que funciona para você. Seja flexível e ajuste suas prioridades conforme necessário para garantir que esteja sempre cuidando de si mesmo e buscando uma vida saudável e equilibrada.

Compartilhe: