Prevenção e Segurança

Você sabe como se defender de uma central de atendimento falsa?

15 de agosto de 2023

As Centrais de Atendimento Falsas são uma tática comum usadas por golpistas para enganar pessoas e obter informações confidenciais como dados pessoais e financeiros. Essas fraudes podem ocorrer de várias maneiras e uma das táticas mais comuns é a chamada phishing. Nesse caso os golpistas fingem serem representantes de instituições financeiras ou órgãos governamentais e alegam que há um problema com a conta corrente ou anunciam direito a algum benefício. O objetivo é induzir a vítima a fornecer informações pessoais, como números de cartão de crédito, senhas, tokens, seguro social, entre outros.

Quando o golpista se passa por uma instituição financeira, geralmente informa sobre um problema muito grave na conta corrente, como uma movimentação estranha que, eventualmente, foi bloqueada por suposta fraude. A partir daí, as vítimas são instruídas a fazerem depósitos, transferências, entre outras transações para conseguirem desbloquear a conta. Ou ainda fazem uma série de perguntas sobre documentos comuns de cadastro e pedem a combinação de senha, os números do seu cartão e muito mais.

Para tornar suas chamadas mais convincentes, os golpistas podem falsificar o número de telefone exibido no identificador de chamadas, fazendo-o parecer que estão ligando de uma instituição financeira. Em alguns casos, os golpistas podem já ter algumas informações pessoais da vítima, como nome, endereço ou número de telefone, o que torna a abordagem mais convincente.

Por isso, não forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagem de texto. Não clique em links suspeitos ou baixe anexos de fontes desconhecidas em e-mails ou mensagens. Lembre-se, empresas legítimas nunca pedem informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagem de texto. Sempre desconfie de qualquer abordagem não solicitada e proteja suas informações pessoais.

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