15 de agosto de 2023
As Centrais de Atendimento Falsas são uma tática comum usadas por golpistas para enganar pessoas e obter informações confidenciais como dados pessoais e financeiros. Essas fraudes podem ocorrer de várias maneiras e uma das táticas mais comuns é a chamada phishing. Nesse caso os golpistas fingem serem representantes de instituições financeiras ou órgãos governamentais e alegam que há um problema com a conta corrente ou anunciam direito a algum benefício. O objetivo é induzir a vítima a fornecer informações pessoais, como números de cartão de crédito, senhas, tokens, seguro social, entre outros.
Quando o golpista se passa por uma instituição financeira, geralmente informa sobre um problema muito grave na conta corrente, como uma movimentação estranha que, eventualmente, foi bloqueada por suposta fraude. A partir daí, as vítimas são instruídas a fazerem depósitos, transferências, entre outras transações para conseguirem desbloquear a conta. Ou ainda fazem uma série de perguntas sobre documentos comuns de cadastro e pedem a combinação de senha, os números do seu cartão e muito mais.
Para tornar suas chamadas mais convincentes, os golpistas podem falsificar o número de telefone exibido no identificador de chamadas, fazendo-o parecer que estão ligando de uma instituição financeira. Em alguns casos, os golpistas podem já ter algumas informações pessoais da vítima, como nome, endereço ou número de telefone, o que torna a abordagem mais convincente.
Por isso, não forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagem de texto. Não clique em links suspeitos ou baixe anexos de fontes desconhecidas em e-mails ou mensagens. Lembre-se, empresas legítimas nunca pedem informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagem de texto. Sempre desconfie de qualquer abordagem não solicitada e proteja suas informações pessoais.